terça-feira, 26 de maio de 2009

Apartamento conturbado

Aventuras de um apartamento conturbado? Bem isto resume-se a discussões com quem põe o que no congelador, quem faz as limpezas e quem descongela o congelador? Sim resume-se basicamente a isso e a meia dúzia de queixumes dos seus ilustres moradores que como a maior parte das pessoas parece não andar bem satisfeita com a vida.
Nesta altura do ano, em que o sol começa a brilhar, os habitantes do apartamento conturbado andam em maratonas de noitadas de estudos e feituras de relatórios para entregar no local de trabalho. Sim a moradora conturbadinha, que sou eu, também anda às voltas com o trabalho da faculdade, o trabalho normal e a organização de um concerto.
Para além disso, esta moradora conturbada ainda anda virada para filosofias do sentido da vida... enfim... para o que isto ia dar! Um pouco cansada confesso-me disto tudo... assim umas férias bem longe de tudo seriam bemvindas a esta altura e confesso ainda que me perco nas intenções do ser humano, o que me faz ter ainda mais vontade de fugir daqui! A sério!
No momento sinto-me assim sozinha mas com uma multidão a rodear-me que a claustrofobia que sinto quando ando nos elevadores até parece aceitável! Cansada de ouvir as pessoas falar e cansada de falar, cá ando mais ou menos feito robot e não parece que sobre tempo para queixumes com aqueles amigos de sempre...
Toda a gente parece ter alguma coisa a apontar e a dizer e eu acabo por arrebentar com o apartamento conturbado pois ao final do dia a paciência já está menos zero, a rondar valores extraordinariamente negativos!
Vá já o disse e volto a dizer... quero apenas um cantinho bem sossegado... bem sossegado e tranquilo...
Quero um apartamento tranquilo e não conturbado....

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Diário Final

Chegadinhas a domingo, resolvemos perdermo-nos quando afinal já conheciamos bem o centro da cidade... Duas horas depois lá percebemos que a "luísa" não era ponto de referência e que tinhamos estado duas horas as voltas e pertissimo da Ponte Vecchia, mas lá fomos nós de táxi! Fomos enganadas... o taxista e o sightseeing bus.... Ai se não fossem os pés e as horas mal dormidas! Vimos a ponte e a vista, fantástico! Lindo lindo!!! Fomos comer um gelado e a Ju, porque tinha muita sede, pediu uma cola com "very ice"... LOL resultado um copo atolado de gelo! LOL! Voltamos a caminhar.... outra vez... Ai os pés! Voltamos a encontrar o DAVID!!! :P Sim o DAVID!
A Aninhas e a Mari lá foram dormir um pedacinho e eu e a ju à caça novamente de souvenirs.... entramos a caminho numa exposição que apitava e tinha meios corpos de veados e alces! LOL Encontramos a loja do Pinóquio e fizemos amizade com um comerciante brasileiro :) Fizemos a amizade com um casal idoso de Firenze e lá rumamos novamente ao hotel.... Tomar banho e tentar comer pasta, à séria, uma vez que a comidinha de sábado não encheu o estômago.... Fomos conhecer o restaurante do lado do Hotel, com caridade do recepcionista que me deixou comer um pedacinho do jantar dele! Uma simpatia embora não entendesse nadinha do que eu dizia! No final do dia, ficamos à conversa novamente com os nossos guias, novamente na praça do Duomo! Aquilo já parecia um pedacinho de casa... Aí descobrimos a sunga fio dental que os italianos usam na praça, voltamos a falar dos carabinieri.... e falamos novamente dos motivos que os levaram a viver em Florença...
Segunda de manhã... a correria para o pequeno-almoço... para o autocarro e para o avião....

Regresso a Portugal: 15h30!

Com saudades já e com vontade de apanhar outro avião....

Diário parte 2

Depois de dormidas, o despertador tocou e lá nos arranjamos para ir ao pequeno-almoço! Hora do telemóvel e do despertador? A hora portuguesa! LOL Já se está mesmo a ver que em Florença com uma hora a mais que a nossa as "bellas" perderam o pequeno-almoço e lá foram ver se comiam qualquer coisita... Um croissant imenso, com um copo de sumo e cappucino! Qualidade de vida! :) Depois de barriguinha cheia, lá fomos nós absorver cultura e rumamos a Santa Maria del Fiore e ao famoso DUOMO! Sim, voltamos ao Duomo! :) Lá fomos nós cheias de coragem para a fila sem saber que nos esperavam cerca de 700 escadas para subir até vermos a cúpula e a bellissima Firenze! Meu deus, depois de subir temos mesmo que descer? É que isto só tem corredores manhosos e escadas, muitas escadas! E estrangeiros ingleses que falam de nós e acham mesmo que nós não entendemos, a sério?
Rumamos de seguida ao Mercado de S. Lourenço.... A loucura das compras e das souvenirs ficou instalada... e aí começamos a perceber que toda a asneirada que dizíamos era compreendida! Só dava gente a falar brasileiro e como tal a entender o que nós diziamos! UPS! :P Depois do mercado, rumo ao almoço improvisado num supermercado que tornou-se o nosso melhor amigo! Sandes de presunto a um euro e água barata! Só sei que tenho muita sede :P
Próximo monumento: Galleria del'Accademia! Encontramos o homem perfeito.... o DAVID! Nada mais importava, só o DAVID! :) Claro está que antes de o vermos e de encontrarmos o museu, andamos perdidas e lá ficavamos nós espantadas com a quantidade de polícias que andavam nas ruas! Os Carabineris!!! :) Esses senhores bem trajados e com ar ameaçador!
Depois de ficarmos apaixonadas pelo DAVID, lá fomos nós caminhar mais uma vez... Encontramos o Dante e eu descobri que em Florença não podes estabelecer contacto visual com ninguém senão estás tramada! Ora bem andavam lá a publicitar a obra de Dante e um homem louco com os seus 60 anos queria que eu ficasse lá a ouvir a recitarem a obra de Dante. Largue-me porque senão eu perco-me das minhas amigas! Claro está que ainda no sábado voltamos ao supermercado!
Depois de toda a agitação, seguimos para o nosso quartinho já de quatro camas e fomos nos arranjar para um jantar com pasta italiana e vinho! Mas antes disso, orange juice! :) Ora acabamos por ser atacadas pelos vendedores de rua com carteiras de imitação e que até falaram com a minha mãe em italiano! Escolhemos um restaurante rapidamente pela Carta mas entramos no restaurante ao lado... e o empregado não nos curtia :P Compreende-se porque... e a Mari e a Ana só pediam pelo Varanda e pelo Lambrusco. Afinal a comida italiana é melhor em Portugal :P
Voltamos depois outra vez ao DUOMO e lá encontramos outra vez o amigo Alessandro e a sua bicicleta.... lá foram a Mari e a Ju passear e eu e a Aninhas fomos sentar onde? Na escadaria da praça do Duomo :P (outra vez)!!!! Passado um pouquinho lá fomos nós para o Astor, quer dizer o Castor... o bar lá do sítio que afinal até tinha pista de dança!!! Ora bem bebemos em estilo e lá fizemos a amizade com o rapaz de sexta-feira que nos deu o flyer do bar... O Kelly, o homem de barba esquisita, que parecia ter engolido três pilhas duracell... Depois fomos conhecendo mais pessoas, sim não eram italianos... mas sim brasileiros! :) Ora bem assim não é dificil estar em Firenze, mas espera era mesmo Firenze? A procura de qualquer coisa além da vida desenhada e planeada rigidamente, a descoberta pelo crescimento espiritual e aquela leveza de mente que deixa qualquer um surpreendido e assustado. Os nosso guias aventureiros em Firenze trabalham quase o dia inteiro... mas ainda tiveram tempo para nós ir dizendo alguma coisa sobre o sítio que agora é a casa deles!
A verdade é uma... lá nos divertimos apesar da noite ser curtinha em Firenze... e lá andamos a ver se conheciamos mais alguma coisa! Grandes filmes e a determinada altura a Ju escapou de uma porta metálica e assim nasceu: JuGyver! LINDO! Para terminar em beleza, a fantástica dança da Ju e da Ana... :) e eu lá fui conversando com os nossos "Guias" brasileiros de Firenze! Ainda espantada com o espírito de aventura e a abdicação de bens demasiado materiais...
A noite acabou cedo e tarde para quem no dia seguinte ainda tinha muito para andar.... :)

Firenze... o diário de uma viagem e da escadaria do DUOMO

Regressada a terras portuguesas, aqui apresento o diário de bordo da primeira viagem do grupinho maravilha a terras italianas...

O destino já conhecido por vocês: Firenze, Florença ou Florence!

Partida: 6.ªfeira às 15h55, num avião manhoso da ryanair que antes de nos levar para terras italianas andou por ali a subir e a descer até ter espaço para aterrar. Sim ao menos são seguros e não se atiram à pista de qualquer maneira e feitio! Depois do check in feito e de termos entrado na zona de embarque, acabaram-se os cigarrinhos e restava roer o que restava das unhas! A Ju, a Mari e a Aninhas lá me gozavam e diziam maravilhas sobre o medo de voar pela primeira vez. Aiii e eu que não podia fumar o meu cigarrinho lá fui roendo as unhas! Já dentro do avião, a ansiedade a crescer que foi atenuada pela belissima dança dos comissários e hospedeiros de bordo a explicar o que deviamos fazer em caso de perigo! A sério? Perigo? Mais ? Não chegava de tortura? Quando dei por mim já estavamos no ar e direitinhas a Florença! Optamos por ir de autocarro de Pisa a Florença e num instantinho encontramos o primeiro grande momento da viagem....


Chegadinhas a Florença, carregadas com comida e bebida, lá caminhamos para o hotel... Quando chegamos ao Hotel Spagna que estava fechado para obras!!! O pânico instalou-se até que uma voz italiana nos diz que tinhamos que ir ao hotel do lado: hotel varsavia! A sério? Em Florença a pernoitar em hoteís com nomes de outros sítios até dá para ficar confusa! Lá chegamos ao Varsavia e aí é que a história fica interessante... Não tinham quarto para nós... o Recepcionista só dizia: Tranquilo! LOL Ora bem tinhamos que esperar e tinhamos... portanto toca a tirar a comida e a bebida, em plena recepção, e lá armamos o barraco todo!!! As pessoas passavam e riam e o recepcionista já se ouvia a rezar pelo dia do nosso check out! :) Depois de 45 minutos e de 3000 chamadas telefónicas feitas pelo recepcionista, acabamos por ficar num quarto manhoso.... quente demais... com uma varandinha linda mas que dava acesso a episódios de estrangeiros idosos e nus a passearam-se pelos seus quartos do hotel em frente! Socorro!!! Que é isto?? De repente, Knock knock! Quem era? O Recepcionista que a tentar fazer-nos esquecer da história do quarto ofereceu-nos uma garrafa de vinho.... Ó rapaz se pensas que nos esquecemos do discount, enganaste. A verdade é que esse vinho era meio forte e lá acabamos nós a rir, mas explico mais à frente...

Ora de malas lançadas a um quarto improvisado para quatro pessoas, quando era de duas pessoas apenas... lá fomos nós fazer o reconhecimento do território... Chegadas à praça do Duomo, ficamos encantadas com a beleza daquela praça e daqueles monumentos... mas, também, escandalizadas com o tamanho dos vestidos e das mini-saias e com as esquinas.... Finalmente, demos com um restaurante onde fomos comer pizzas e aí soltou risada total e a primeira frase da viagem. A Ju, a Mari e a Ana com um ataque de riso incontrolável e eu muito séria só disse : "só sei que tenho muita sede"... eu tinha o copo cheio de coca-cola!!!
De barriguinha cheia, voltamos à escadaria do Duomo e lá ficamos sentadas. Sentadas até encontrarmos o primeiro grande amigo: Alessandro! O homem da bicicleta que tinha um amigo de bicicleta também e que nos levaram a passear pelas praças ali próximas! Sim mas depois era preciso encontrar o caminho de volta ao hotel e lá andamos meio perdidas e deslumbradas!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Devaneio sentimentaloíde

Well done girl, you made it again! Esta mania defensiva misturada com postura de menina mimada voltou a fazer das suas e lá te respondi armada em durona. Resultado? Fiquei parecida com uma doida e tu armaste-te em durão mais uma vez.
Eu não sei bem ao certo o que se passa entre nós, se é que se passa alguma coisa mesmo... mas sei que eu bem tento virar a página, mas a brisa insiste em voltar à tua página e lá cedo eu novamente e retorno atrás no que disse. E tu, contente ou não, sabes, porque sei que sabes, que estou aqui....
Ó sapinho porque será que não deixo de ouvir aquelas músicas que me trazem pedacinhos dos nossos tempos? Será que era mesmo só pele e corpo? E se o era porque é que eu sentia que o mundo era só nosso e que o tempo obedecia ao que eu trazia no coração? Porque é que eu me sentia tão segura depois da pele e do corpo? Quando o teu abraço...
Bem, estou mole outra vez! Cedi... Capítulo encerrado, certo? Tu não estás nem aí e de que me adiantaria lutar por alguém que não o quer? Por alguém que não consegue acreditar? Por alguém que não sente saudade...
Quem disse que gostar era fácil, enganou-me e bem! Quem disse que entender as pessoas era fácil, enganou-se e bem!
Aiiiiii está na hora de mudar o disco e a banda sonora... mas não consigo deixar de ouvir aquelas músicas! É nestas alturas que adorava ser super-mega pragmática.... With no strings attached... ou talvez um cadito attached a ti mas que tu quisesses isso...
Bah recuso-me.... só volto a ter um devaneio sentimentaloíde no próximo mês...
Não volto a falar de ti sapinho... não volto mesmo... não volto a ir encontrar-me contigo a meio da noite para sentir o teu abraço apertado e beijo que me levam para bem longe daqui....
Tenho que parar com isto... vou fazer qualquer coisa de útil... arrumar a roupa lavada.... sim é isso!!!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Não é um diário mas é parecido!

Ora aqui estou novamente... Ok ok este fim-de-semana decidi que não ia tornar isto numa espécie de diário da bridget portanto não vou me lamentar com o peso, com os cigarros a mais muito menos falar de relações amorosas!
Quer dizer, é quase inevitável não falar disso... Ultimamente toda a gente vê o sapinho menos eu... Eu já percebi que se não o vejo, é porque não o tenho que ver. Mas que raio? Os meus amigos têm que vê-lo e dizerem-mo? Quer dizer isto leva claramente à curiosidade parva de saber se ele estava ou não acompanhado. Mulher nisso é toda igual.... Quando levamos com os pés, o maior receio é que quem nos deixe arranje uma cara-metade primeiro que nós! Acho que é aquele sentimento estúpido de "posse não justificável, mas compreensível". E claro que falar de um ex sempre traz aquela nostalgia que nos faz acreditar que bem pode ser saudade... bem se calhar até é... mas capítulo encerrado, certo?
Concentremo-nos em coisas mais importantes... Vou agora preparar-me para uma reunião, que vou ter amanhã, sobre a minha tese.... Ai não me acredito que pelo menos um terço do caminho foi percorrido... Agora falta o resto!
Depois disto, só tenho que me concentrar numa coisa.... Viagem a Florence!!! Estou demasiado entusiasmada... ansiosa... mas entusiasmada!!! Esperam-se grandes fotos de grandes aventuras! Lá vão as quatro mosqueteiras, de capa e collants fantásticos...(brincadeirinha)! Lá vamos nós a dizer apenas uma palavra em italiano : Ciao! De rir sim... ahhh e acho que também sabemos dizer : "va bene".
Hoje só me dá para isto e tenho mesmo é que ir trabalhar !!! Deixar de ser preguiçosa deleitada ao som da distracção e no sofá do ócio!!! Mãos ao trabalho miúda, amanhã espera-te um longo dia!!!
Ah e só mais uma coisinha: isto não é um diário, mas até que é parecido!

Sorrisos e mais sorrisos para vocês!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

life is kind of simple if you want to

Vá vá e não é que o caminho começa a ser um pedacinho melhor? Já não se trata mais de um caminho em paralelo todo danificado e pouco concreto... Hoje apetece-me sorrir...
O esforço e o meu afastamento do mundo real parece que vai dar frutos... Afinal, estar sozinha custa mas não é assim tão mau e afinal até consigo fazer algumas coisas sozinha!
Apetece-me sorrir e voltar a acreditar em utopias de perfeição... sim eu sei que ainda nem a meio caminho vou e que ainda me faltam muitos nervos e ansiedades mas acho que vai valer a pena!
Hoje a Mari disse-me que tinha visto o sapeco. Primeira pergunta? Estava com outra rapariga? Com quem estava? Enfim, eu sei que não vale a pena mais insistir nessa ideia mas não consigo ainda deixar de querer saber com quem ele está e como está! E claro que me irrita completamente saber que ele anda por aí solto e livre que nem passarinho e que nem quer saber se estou bem ou mal. Mas pensando melhor, porque deveria ele querer saber como estou? Esquece Russinha e segue em frente....
E tão embrenhada nisso e no trabalho que está a ficar tão intenso como café amargo, quase que ia esquecendo de fazer uma chamada importantíssima para o trabalho que estou a fazer com a tese.... Ai é dificil gerar o tempo e acho que agradecia se o dia tivesse 48 horas.
Agora às portas do fim-de-semana e da viagem super ansiada por mim, pela Ju, pela Mari e pela Nitinha.... os nervos aumentam! Nunca andei de avião e a primeira vez que vou andar lá vai ser a tocar nas nuvens com a empresa low cost mais famosa de Portugal! Aiiii vai ser tão bom conhecer outro lugar e por uns dias respirar outro ar. Falar em outra língua e conhecer outros sítios com muita história e tanta vida!
Ora bem, inventário para este fim-de-semana: preparar a reunião de terça, fazer o video da sessão, preparar tudo para a viagem, pensar no guião de entrevista, ir às compras com a minha mãe e no domingo reunião de compra de snacks!
Enfim, life is kind of simple if you want to.....

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Complicador"

Às vezes o tempo demora demasiado a curar aqueles males de espírito e de coração... Às vezes simplesmente não acreditamos em soluções... Às vezes, a mudança faz-nos sentir medo e o crescimento causa uma dor agudizante e sem explicação.
Ora ando perdida nestas ideias a alguns dias... Sei que a vida nem sempre é fácil, mas a maior parte das vezes somos nós que a transformamos em dificuldades! Ora se passamos maior parte do tempo a julgar que os nossos problemas são mais reais do que o do vizinho do lado ora se achamos que o mundo termina se as nossas expectativas não forem concretizadas!
Com tudo isto em que pensar ainda paro para perceber que ando com o coração vazio e não quero... Que estou sozinha e detesto! Mas, será que por estarmos só devemo-nos contentar com a primeira opção? Será que a determinada altura deixa de ser legítimo acreditarmos numa história de amor parecida com as historinhas que ouvíamos quando eramos crianças? Será resignação o caminho a seguir?
A mim custa-me a acreditar que a resignação é uma boa opção... A sério, mas acho que no fundo acabei por me resignar com esta filha da mãe da solidão que parece ter vindo para ficar nos meus dias...
Ok. ok eu sou a mais nova do grupo e toda a gente acredita que um dia eu vou encontrar alguém... mas que raio esse dia nunca mais chega! Sinceramente, não acredito que chegue e não tou a ser pessimista, estou sim a ser realista!
Eu que sou tão menina mas já não sei sonhar... Se calhar perdi o sonho porque debito os meus sentimentos não ditos nestas linhas que invadem este pequenino "confessionário virtual"...Não sei se sou poeta ou se simplesmente sou pateta por acreditar que um dia as minhas palavras serão lidas por quem realmente as queira ler... vá vá, cá estou eu outra vez a divagar sobre o cavaleiro andante!
Enfim.... hoje passei um dia vegetalizando pela casa e pela esplanada. Tenho pena é de ter arrastado a minha querida amiga para esta preguicite aguda... mas simplesmente já não consigo falar sobre o que trago no peito. Apresento apenas as decisões tomadas... Comunico para os outros, com a vontade clara de acreditar eu nas decisões que tomo! Se os outros julgarem-nas certas, talvez eu também as julgue... maldita insegurança e indecisão... maldita falta de maturidade que não me ajuda a simplificar um pouco mais dos meus dias.
Maldito "complicador".

domingo, 3 de maio de 2009

Quarto de século complicado

Mudanças, mudanças e mais mudanças! STOP!!! Não quero mudanças nas próximas 24h!!! A sério que não... Descobri que o mundo à minha volta está todo a mudar e que nós já não somos o que eramos! Acho que já tivemos os nossos momentos do grupo mais "in" de todos... mas passou o nosso tempo e agora somos como que a velha escola a rever-se nas loucuras desmedidas dos mais novos! Mas nós nunca fizemos nada de inconsequente ou inconsciente, pois não?
Já não temos a mesma disposição e os nossos coraçõezinhos e cabeças rumam em direcções diferentes... O tempo faz com que percebamos isso mesmo e no quanto estamos crescidos e mudados!
Nós que, ainda, há uns anos atrás conheciamos o mundo inteiro e o mundo inteiro conhecia-nos!
Ora toda a esta conversa foi desencadeada pela minha tentativa "frustada" de organização de eventos. Descobri que não tenho talento ou o metodismo necessário para o fazer e que eu só frequentava jantares com muitas pessoas, pois quem organizava esses jantares eram os meus amigos que conhecem imensa gente. Ora eu, também, conheço muita gente mas a convidar para um jantar fico-me por aqueles que me estão mais próximos.... Aqueles dos quais gosto genuinamente!
Durante o jantar, percebi que estavamos todos diferentes... Diferentes mas à mesma "cool", sim porque apesar de mais parados continuamos a ser o grupinho mais cool do mundo! As conversas são diferentes e normalmente regressam sempre à nostalgia dos tempos loucos de faculdade!
Ai hoje experienciei o pior do pós-noitada de queima... Mas ficou claro, não há mais queima este ano para mim. Já tive o suficiente!
Velhice ou amadurecimento... Ou simplesmente não identificação com estilo de vida... Uffa custa ter um quarto de século... não saber exactamente o que se quer, quem se é e no que se acredita!